O Projeto Educativo da Casa das Abelhinhas é o documento orientador que espelha, em termos metodológicos e pedagógicos, a identidade da nossa organização educativa, sendo com base neste documento que são elaborados os Projetos Curriculares de sala.
Para o triénio 2019/2022 o tema escolhido foi "Tantas Mãos, um só Planeta”, um projeto que versa, na sua essência, sobre a Educação para a Sustentabilidade.
Educar é criar a responsabilidade e o respeito perante nós e perante os outros. É criar uma consciência de deveres e direitos, sentimentos de comunidade e partilha. É ensinar a olhar o mundo que nos rodeia, com olhos críticos, para assumir as identidades e as diferenças, a pluralidade de pertenças e o sentido de participação. É incentivar o diálogo, explorar e dar espaço à imaginação da criança e promover a capacidade para inovar.
É da interação e da comunicação que resulta e educação que não é mais do que uma questão de estruturas sociais e culturais. A educação tem de ter um papel importante na transformação da sociedade e da cultura.
Pensamos na Casa das Abelhinhas como uma Unidade Educativa, onde se aprende a aprender, através de um modelo de pedagogia estruturada, que sustenta toda a nossa intervenção educativa, dando igualdade de oportunidades a todas as crianças, para que tenham sucesso na aprendizagem.
Consideramos que a construção deste Projeto Educativo é a base que sustenta os fundamentos para:
• Promover o pleno desenvolvimento da criança a nível físico, cognitivo, afetivo/emocional e social.
• Incentivar uma permanente articulação das atividades escolares com a família e a comunidade.
• Estimular as crianças a construírem uma diversidade de percursos que as preparem para a etapa educativa seguinte.
Assim, pretende-se que o nosso Projeto Educativo:
• Contemple a corresponsabilização do que é de todos no presente, tendo em conta o futuro, neste caso específico, face ao ambiente, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável
• Seja a expressão de um conjunto de vontades adotadas no seio da comunidade escolar.
• Abranja todos os participantes envolvidos e se concretize em função da realidade física e pedagógica da Casa das Abelhinhas.
• Se afirme como um processo de sensibilização, de promoção de valores e de mudança de atitudes e de comportamentos.
Através do "Tantas Mãos, um só Planeta” pretendemos refletir sobre o constante exercício de cidadania, que se quer global.
As crianças serão centrais neste apelo universal de participação e a escola é essencial para dar a conhecer a nova agenda global, inspirar e incentivar as pessoas a participarem no desenvolvimento das comunidades.