A Casa das Abelhinhas orgulha-se de ser o Colégio, com o maior número de atividades incluídas no serviço "base" contratado (incluídas na mensalidade). Ora vejamos:
1 - Música
Faixa etária: 4 meses aos 6 anos
Frequência: 2 sessões por semana com a duração de 30 minutos cada
Objetivos:
Sensibilizar a criança para a música enquanto Arte, estimulando o movimento, mímica e expressão dramática.
Promover o desenvolvimento auditivo, rítmico e melódico através da prática vocal e instrumental.
Estimular o sentido crítico e autoconfiança através da aproximação à música de diferentes estilos e épocas, bem como de diferentes culturas.
Metodologia:
Manipulação de instrumentos musicais: Instrumental Orff, aparelhagem, teclado
2 – Iniciação ao Movimento
Faixa etária: 1 aos 2 anos
Frequência: 1 sessão por semana com a duração de 30 minutos
Objetivos:
Promover o controlo de posturas corporais e a interiorização do esquema corporal. Aprender a utilizar e a dominar melhor o seu próprio corpo e a ter noção de equilíbrio e movimentação no espaço.
Metodologia:
Promover o exercicio da motricidade global e da motrocidade fina.
Diversificar as formas de utilizar e sentir o corpo e as diferentes formas de movimento: saltar, correr, rolar, agarrar, lançar…
3 - Educação Motora
Faixa etária: 2 aos 6 anos
Frequência: 2 sessões por semana com a duração de 30 minutos cada, nas salas de 2 anos
1 sessão por semana com a duração de 30 minutos, nas salas Heterogéneas
Objetivos:
Permitir que a criança aprenda a utilizar e a dominar melhor o seu próprio corpo e a
tomar consciência das suas possibilidades e limitações em relação ao exterior.
Promover a interiorização do esquema corporal.
Metodologia:
Promover situações de exercício da motricidade global e motricidade fina:
Diversificar as formas de utilizar e de sentir o corpo.
Desenvolver a exploração de diferentes formas de movimento. Promover diversos tipos de espaços e materiais, que permitam diversificar e enriquecer as oportunidades de expressão motora.
Reproduzir movimentos corporais, que facilitem a exploração e apropriação do corpo, de uma forma lúdica.
4 - Iniciação ao Inglês
Faixa etária: 3 aos 6 anos
Frequência: 1 sessão por semana com a duração de 30 minutos
Objetivos:
Promover o contacto com uma língua estrangeira e a aquisição de vocabulário com uma boa pronúncia.
Despertar curiosidade e entusiasmo pela nova língua.
Desenvolver a capacidade de compreensão oral e a capacidade de comunicação com os outros.
Metodologia:
Aprendizagem da língua estrangeira de uma forma natural, espontânea e prazerosa
A língua é ensinada essencialmente através da oralidade, canções, rimas, jogos e trabalhos de expressão plástica, entre outras atividades lúdico-pedagógicas.
5 - Dança Criativa
Faixa etária: 3 aos 6 anos
Frequência: 1 sessão por semana com a duração de 30 minutos.
Objetivos:
Ajudar a criança a tomar consciência do seu corpo e a explorar a sua capacidade de movimento e coordenação. Encorajá-la a exprimir sentimentos e emoções através dos movimentos e a construir a sua autoconfiança e estimular a sua autoestima. Fomentar o espírito de entreajuda e interação, desenvolvendo competências de socialização.
Metodologia:
Pretende-se explorar os sentidos como ferramenta essencial para o despertar de sensibilidades, através da observação e criação, tendo como premissa a consciência sensorial e corporal. Procura-se desenvolver um processo dinâmico onde se instale um espaço livre para a estimulação do potencial de cada criança.
6 - TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação )
Faixa Etária: 3 aos 6 anos
Frequência: 1 sessão por semana com a duração de 45 minutos
Objetivos:
Dar a conhecer as novas tecnologias.
Promover o desenvolvimento de capacidades cognitivas, comportamentais e emocionais das crianças.
Estimular a capacidade de análise, raciocínio lógico e criatividade.
Metodologia:
Aprendizagem interativa, através de jogos/tarefas de associação, identificação, classificação.
Exploração de conteúdos transversais da educação com base nas áreas de conteúdo da expressão e comunicação, formação pessoal e social, conhecimento do mundo, da linguagem oral e escrita.
Recursos Tecnológicos:
- Computadores portáteis
- Quadro interativo
- Software educativo
- Tablets
- Robot Roamer
7 - EcoKids (contacto com animais e horta ecológica)
Promover e fomentar atitudes de respeito e defesa do Planeta Terra, recorrendo-se para tal, ao contacto direto com animais, plantas e demais elementos da Natureza.
Incutir e reforçar hábitos de alimentação saudável. Promover atitudes e comportamentos sustentáveis
Consciencializar as crianças e incentivá-las a ter atitudes cívicas numa perspetiva de cidadania global.
Ateliers de alimentação diversificados.
Criação e manutenção da Horta pedagógica
Jogos lúdicos de consciência ambiental
Atividades práticas de sustentabilidade
Os 4 R´s da Reciclagem: Reeducar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar
8 – Expressão Artística
Faixa etária: 3 aos 6 anos
Frequência: 1 sessão por semana com a duração de 30 minutos
Objetivos:
Sensibilizar a criança à arte, enquanto caminho para se descobrir, interagir com o outro e expressar o que sente. Através do teatro, da música, da dança ou de outras formas artísticas, a criança aprende a representar o mundo que a rodeia, explorando as suas emoções e o universo da sua imaginação e criatividade. Passo a passo, a criança estimula a sua confiança diante do outro, abrindo-se à liberdade de se expressar como é.
Metodologia:
Jogos dramáticos e dinâmicas de grupo, desenvolvendo a concentração e a confiança. Exploração vocal e musical (projeção de voz e sentido de musicalidade). Exploração de movimento e expressão corporal no espaço. Sentido de cooperação em grupo.
Promover atividades e experiências de comunicação otimizada e interações linguísticas e multissensoriais; Desenvolver a consciência fonológica, morfológica, sintática, lexical e semântica;
Interligar de forma lúdica linguagem e literatura com música, artes visuais, expressão dramática e movimento;
Assegurar um relacionamento regular, precoce, positivo, afetivo e sólido com a linguagem literária, com o livro e com a leitura.
Através do PROL, as crianças têm contato com a palavra nas suas várias dimensões (lida, escrita, cantada, desenhada, ilustrada, dançada, ritmada…), através de mediadores experientes e com a possibilidade de manipular livros diversificados e em diferentes suportes.
Desenvolvem as competências linguísticas e pré-leitoras, familiarizando-se com diferentes estilos comunicativos. Durante as sessões, serão estimuladas a desenvolver a imaginação e a criatividade, através da associação de ideias e do jogo simbólico.