TEM ONDE APONTAR?
» Creche e Jardim de Infância
Dos 4 Meses aos 6 Anos
» Instalações com 1 300 m2 de área
Cozinha e Lavandaria próprias
» Abertos os 12 meses do ano
Horário das 8h00 às 19h30
» Aulas abertas ao público
Ballet com Clare Feist
Enriquecimento Curricular


A Casa das Abelhinhas orgulha-se de ser o Colégio, com o maior número de atividades incluídas no serviço "base" contratado (incluídas na mensalidade). Ora vejamos:

 



1 - Música

Faixa etária: 4 meses aos 6 anos

Frequência: 2 sessões por semana com a duração de 30 minutos cada

Objetivos:

Sensibilizar a criança para a música enquanto Arte, estimulando o movimento, mímica e expressão dramática.
Promover o desenvolvimento auditivo, rítmico e melódico através da prática vocal e instrumental.
Estimular o sentido crítico e autoconfiança através da aproximação à música de diferentes estilos e épocas, bem como de diferentes culturas.

Metodologia:

Manipulação de instrumentos musicais: Instrumental Orff, aparelhagem, teclado



2 – Iniciação ao Movimento

Faixa etária: 1 aos 2 anos

Frequência: 1 sessão por semana com a duração de 30 minutos

Objetivos:

Promover o controlo de posturas corporais e a interiorização do esquema corporal. Aprender a utilizar e a dominar melhor o seu próprio corpo e a ter noção de equilíbrio e movimentação no espaço.

Metodologia:

Promover o exercicio da motricidade global e da motrocidade fina.
Diversificar as formas de utilizar e sentir o corpo e as diferentes formas de movimento: saltar, correr, rolar, agarrar, lançar…



3 - Educação Motora

Faixa etária: 2 aos 6 anos

Frequência: 2 sessões por semana com a duração de 30 minutos cada, nas salas de 2 anos
1 sessão por semana com a duração de 30 minutos, nas salas Heterogéneas

Objetivos:

Permitir que a criança aprenda a utilizar e a dominar melhor o seu próprio corpo e a
tomar consciência das suas possibilidades e limitações em relação ao exterior.
Promover a interiorização do esquema corporal.

Metodologia:

Promover situações de exercício da motricidade global e motricidade fina:

Diversificar as formas de utilizar e de sentir o corpo.
Desenvolver a exploração de diferentes formas de movimento. Promover diversos tipos de espaços e materiais, que permitam diversificar e enriquecer as oportunidades de expressão motora.
Reproduzir movimentos corporais, que facilitem a exploração e apropriação do corpo, de uma forma lúdica.



4 - Iniciação ao Inglês

Faixa etária: 3 aos 6 anos


Frequência: 1 sessão por semana com a duração de 30 minutos

Objetivos:

Promover o contacto com uma língua estrangeira e a aquisição de vocabulário com uma boa pronúncia.
Despertar curiosidade e entusiasmo pela nova língua.
Desenvolver a capacidade de compreensão oral e a capacidade de comunicação com os outros.

Metodologia:

Aprendizagem da língua estrangeira de uma forma natural, espontânea e prazerosa
A língua é ensinada essencialmente através da oralidade, canções, rimas, jogos e trabalhos de expressão plástica, entre outras atividades lúdico-pedagógicas.



5 - Dança Criativa

Faixa etária: 3 aos 6 anos

Frequência: 1 sessão por semana com a duração de 30 minutos.

Objetivos:

Ajudar a criança a tomar consciência do seu corpo e a explorar a sua capacidade de movimento e coordenação. Encorajá-la a exprimir sentimentos e emoções através dos movimentos e a construir a sua autoconfiança e estimular a sua autoestima. Fomentar o espírito de entreajuda e interação, desenvolvendo competências de socialização.

Metodologia:

Pretende-se explorar os sentidos como ferramenta essencial para o despertar de sensibilidades, através da observação e criação, tendo como premissa a consciência sensorial e corporal. Procura-se desenvolver um processo dinâmico onde se instale um espaço livre para a estimulação do potencial de cada criança.



6 - Ciência Divertida

Faixa etária: 3 aos 6 anos

Frequência: semestral de outubro a fevereiro 1 vez por semana com a duração de 45 minutos cada

Objetivos:

Dar a conhecer o método experimental, a experimentação, a observação e o registo
Proporcionar e manter o interesse pela descoberta
Fomentar a aprendizagem ativa, a motivação para o conhecimento e a aquisição de conceitos científicos
Proporcionar a manipulação de instrumentos de forma segura e supervisionada
Incrementar o poder de reflexão e espírito crítico
Confrontar as perspetivas de observação no grupo de crianças

Metodologia:

Estimular a curiosidade natural das crianças e, de uma forma divertida, conduzi-las ao entendimento daquilo que a ciência realmente trata e como afeta o mundo que nos rodeia.
Introduzir conceitos científicos, através da combinação de experiências interativas e demonstrações. São as próprias crianças que realizam as experiências propostas
Envolver os pais no processo de desenvolvimento das crianças, através de um trabalho de casa especial.
O kit que as crianças levam para casa, permite aos pais o acompanhamento daquilo que as crianças estão a aprender, ao mesmo tempo que se divertem a realizar pequenas experiências com os seus filhos…



7 - EcoKids (contacto com animais e horta ecológica)

Faixa etária: 3 aos 6 anos

Frequência: semestral, de março a junho, 1 vez por semana, com a duração de 45 minutos.

Objetivos:

Promover e fomentar atitudes de respeito e defesa do Planeta Terra, recorrendo-se para tal, ao contacto direto com animais, plantas e demais elementos da Natureza.
Incutir e reforçar hábitos de alimentação saudável. Promover atitudes e comportamentos sustentáveis
Consciencializar as crianças e incentivá-las a ter atitudes cívicas numa perspetiva de cidadania global.

Programa:

 

Ateliers de alimentação diversificados.
Criação e manutenção da Horta pedagógica
Jogos lúdicos de consciência ambiental
Atividades práticas de sustentabilidade
Os 4 R´s da Reciclagem: Reeducar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar



8 – Pára e Sente – Oficina de Relaxamento e Literacia Emocional

Faixa etária: 3 aos 6 anos

Frequência: semestral de outubro a fevereiro, quinzenalmente, 1 vez por semana com a duração de 45 minutos

Objetivos:

Aprender a prestar atenção à dimensão interna das experiências (sensações físicas, emoções e pensamentos);
Tomar consciência do próprio corpo;
Promover a regulação emocional e diminuir a impulsividade;

Metodologia:

Parar e sentir implica treinar a nossa capacidade de estar em silêncio, mesmo que por curtos períodos de tempo, e assim atentar com uma atitude curiosa em aspetos tão simples da nossa realidade, tais como a respiração, a experiência emocional, os ruídos de fundo ou o efeito do vento nas folhas das árvores. Ao longo das sessões vamos procurar responder a perguntas como:
• "Onde sinto o ar quando inspiro?”
• Que sons consigo ouvir numa melodia?
• Que sensações tenho quando relaxo os meus músculos?
• Como fica o meu corpo quando me sinto alegre? E triste? E com medo?
• Como me sinto ao observar uma paisagem?
Cada sessão será composta por exercícios práticos de caráter lúdico e contemplativo, seguidos de atividades de reflexão, registo e partilha das experiências em grupo.


8 – PROL – Programa de Literacia Emergente

Faixa etária: 5 aos 6 anos

Frequência: anual, 1 vez por semana, com a duração de 45 minutos.

Objetivos:

 

Promover atividades e experiências de comunicação otimizada e interações linguísticas e multissensoriais; Desenvolver a consciência fonológica, morfológica, sintática, lexical e semântica;
Interligar de forma lúdica linguagem e literatura com música, artes visuais, expressão dramática e movimento;
Assegurar um relacionamento regular, precoce, positivo, afetivo e sólido com a linguagem literária, com o livro e com a leitura.


Metodologia:

 

Através do PROL, as crianças têm contato com a palavra nas suas várias dimensões (lida, escrita, cantada, desenhada, ilustrada, dançada, ritmada…), através de mediadores experientes e com a possibilidade de manipular livros diversificados e em diferentes suportes.
Desenvolvem as competências linguísticas e pré-leitoras, familiarizando-se com diferentes estilos comunicativos. Durante as sessões, serão estimuladas a desenvolver a imaginação e a criatividade, através da associação de ideias e do jogo simbólico.

SUBSCRIÇÃO DE NEWSLETTER E-mail:
Web-site optimizado para uma resolução mínima de 1024x768,
em IE7 ou superior, Firefox, Chrome e Safari