BOAS VINDAS

O Colégio Casa das Abelhinhas dá-lhe as boas vindas!

O Colégio Casa das Abelhinhas reúne um conjunto de competências, saberes e experiências que, juntos, concorrem para o desenvolvimento de um projeto virado para o cliente – a Criança!

Inaugurado em 2005 por sua Excelência o Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, e hoje já com a experiência de dezanove anos do projeto existente, dá igualmente uma ideia da seriedade da iniciativa que, desde o seu momento zero, imprimiu na comunidade do Parque das Nações. Seja bem vindo ao sitio do Colégio Casa das Abelhinhas!

Creche e Jardim de Infância de referência no Parque das Nações, em Lisboa. Ao visitar este sitio na Internet, conhecerá um pouco das características dominantes das nossas valências e sinceramente lhe dizemos: nada substitui uma visita às nossas instalações e seus recursos humanos. 

Se desejar, pode começar por fazê-lo de forma virtual, neste mesmo sitio. Mas, não se esqueça de que um contato pessoal com a nossa realidade o vai deixar deveras bem impressionado.

Explore este nosso sitio. Conheça-o em toda a sua abrangência e não pense duas vezes, caso de nós algo necessite.

Conheça a Creche, o Jardim de Infância, os recursos humanos, o projeto educativo, as atividades curriculares, as de enriquecimento curricular, as extra curriculares, as atividades paralelas, os eventos, as instalações, as sinergias com a “Casa dos Mestres” e o leque de profissionais de qualidade que se associaram ao projeto.

Seja bem vindo!

Capacidade para 200 Crianças
Crianças dos 4 meses aos 6 anos
Horário
8h às 19h:30
Parque das Nações Lisboa

Vantagens

Idade

Creche e Jardim de Infância dos 4 meses aos 6 anos

Horário

Abertos os 12 meses do ano. Horário das 8h00 às 19h30

Área

Instalações com 1 300 m2 de área. Cozinha e Lavandaria próprias

O Colégio Casa das Abelhinhas pertence à empresa PN-Projeto Intergeracional lda enquadrando-se no Ensino Particular e Cooperativo.

O colégio Casa das Abelhinhas presta serviço nas valências de Creche (4 meses aos 2 anos) e Jardim de Infância (3 aos 6 anos), com lotação total para 200 Crianças.
O nosso trabalho técnico incide em práticas educativas que respeitam e promovem o desenvolvimento biopsicossocial das Crianças.

Este projeto nasceu de um forte interesse pela educação de infância, onde se privilegia uma intervenção consciente, refletida, promotora de autonomia, auto-confiança e auto-estima das Crianças, assente em estratégias educativas diversificadas, com a visão de que a Criança é motor da sua própria aprendizagem, devendo o educador de infância observar, identificar, promover os conhecimentos, interesses e motivações das Crianças.

O serviço educativo prestado no Colégio Casa das Abelhinhas, tem por base modernas metodologias pedagógicas, desenvolvidas por um corpo docente e não docente qualificado, competente, formado e motivado.

Este trabalho educativo desenvolve-se num espaço físico amplo, seguro, atraente, confortável e estimulante.

A PN-Projeto Intergeracional lda é a entidade proprietária e gestora do projeto, que congrega serviços de qualidade dirigidos à Educação de Infância – Colégio Casa das Abelhinhas – e também de acompanhamento e apoio à 3ª Idade – Casa dos Mestres – respetivamente.

A presença de diferentes gerações – Crianças e séniores – privilegia a importância dada ao atendimento das necessidades específicas, e também a convicção de que a promoção do contacto intergeracional favorece o desenvolvimento e valorização pessoal de todos os que usufruem dos serviços prestados, criando e promovendo atividades que juntam Crianças e idosos.

Clique aqui para consultar o Regulamento Interno para o ano letivo de 2023-2024

É orientação pedagógica do nosso Projeto Educativo, o recurso permanente a estratégias diversificadas, criteriosamente conjugadas em cada situação de ensino-aprendizagem, de acordo com as metas e objetivos definidos e as características quer do grupo, quer de cada Criança.

A metodologia a adotar incorporará sempre a preocupação de um ensino individualizado na sala de aula, competindo ao educador diferenciar objetivos, estratégias e técnicas, atividades e materiais adequados, de modo a que:

  • As estratégias e métodos decorram das metas e competências gerais e específicas que norteiam toda a nossa ação educativa.
  • Todos os alunos alcancem o sucesso e realizem plenamente as suas potencialidades, respeitando-se os seus diferentes ritmos, capacidades e estilos de aprendizagem-
  • Sejam múltiplas as estratégias e métodos de ensino utilizados, uma vez que:
  • Cada um possui características, virtualidades, aplicabilidade e limites próprios;
  • As aprendizagens dos alunos (quer se trate de conhecimentos, capacidades/competências ou atitudes) diferem significativamente consoante as estratégias e métodos utilizados;
  • A adoção de estratégias e métodos variados facilita qualquer aprendizagem, visto ser mais motivadora e interessante.

    Deste modo e tendo o Corpo Técnico da Casa das Abelhinhas formação académica em várias Escolas Superiores de Educação e Institutos Superiores de Ciências Educativas, contribui com currículos, metodologias e formas de observação e avaliação diversas, mas com denominadores comuns, para enriquecer o projeto educativo do Colégio Casa das Abelhinhas.

    Identificamos assim a conjugação dos seguintes Currículos de Orientação Pedagógica:

1 – Metodologias Ativas (High/Scope)
  • Aprendizagem pela ação.
  • Vivência de experiências chave.
2 – Pedagogia de Projeto
  • Identificação do problema.
  • O que já sabemos.
  • O que queremos saber.
  • O que vamos fazer.
  • Onde? Quando? Quem?
3 – M.E.M. (Movimento da Escola Moderna)
  • Estruturas de Cooperação Educativa, em que o sucesso de um aluno contribui para o sucesso do conjunto.
  • Circuitos de Comunicação, em que a matriz comunicativa permite que todos possam aceder à informação de que cada um dispõe e aos seus produtos de estudo e criatividade artística e intelectual.
  • Participação Democrática Direta, em que as atitudes, valores, competências sociais e éticas que a democracia integra se constroem enquanto alunos e professores, em cooperação, experienciam e desenvolvem a própria democracia na escola.
4 – Temas de Vida

Da riqueza de todos estes currículos e dos Princípios Orientadores, o Colégio Casa das Abelhinhas revê-se num Modelo Pedagógico definido por Currículo Eclético. A forma de concretização deste, depende assim dos Projetos Curriculares de Sala que dão corpo à área pedagógica, tendo a sua construção por base os princípios orientadores do Projeto Educativo.
Este Modelo Pedagógico proporciona a cada aluno a aquisição de capacidades e competências básicas das quais necessitará ao longo de toda a sua vida, para conseguir adaptar-se às realidades, em constante transformação.

O Projeto Educativo do Colégio Casa das Abelhinhas é o documento orientador que espelha, em termos metodológicos e pedagógicos, a identidade da nossa organização educativa, sendo com base neste documento que são elaborados os Projetos Curriculares de sala.

Para o triénio 2022/2025 o tema escolhido foi “EducArte”, Escolhemos trabalhar um tema que versa, na sua essência, sobre a Educação Artística, partindo da premissa que a arte e a educação através da arte, têm um papel importante na construção de um futuro sustentável, já que a promoção da criatividade, inovação e pensamento crítico, favorecem a existência de uma cultura emancipadora, de igualdade e responsabilidade social.

A educação através da arte permite a fruição de diferentes formas de observar e entender a realidade, revelando capacidade de analisar e onde será sempre possível estimular o diálogo, a consciência, a identidade coletiva e a reflexão. Desta forma, estaremos a promover nas crianças a capacidade de desenvolverem o seu olhar e a cultura que as rodeia, dando-lhes oportunidade para analisar de forma crítica a realidade que as cerca, sendo esse um dos papéis da educação: formar indivíduos participantes da sociedade e conscientes no seu exercício de cidadania, partindo de uma “paleta” de visões diferenciadas.

Com este Projeto pretendemos então, através da sensibilidade e da educação artística, proporcionar às Crianças do Colégio Casa das Abelhinhas o desenvolvimento de competências que lhes permitam no futuro serem mais autónomas, sociais, afetivas e solidárias, de forma a conviverem de forma saudável com a pluralidade e diferença.

Veja aqui o Projeto Educativo

O Colégio Casa das Abelhinhas pertence à empresa PN-Projeto Intergeracional lda enquadrando-se no Ensino Particular e Cooperativo.

O colégio Casa das Abelhinhas presta serviço nas valências de Creche (4 meses aos 2 anos) e Jardim de Infância (3 aos 6 anos), com lotação total para 200 Crianças.
O nosso trabalho técnico incide em práticas educativas que respeitam e promovem o desenvolvimento biopsicossocial das Crianças.

Este projeto nasceu de um forte interesse pela educação de infância, onde se privilegia uma intervenção consciente, refletida, promotora de autonomia, auto-confiança e auto-estima das Crianças, assente em estratégias educativas diversificadas, com a visão de que a Criança é motor da sua própria aprendizagem, devendo o educador de infância observar, identificar, promover os conhecimentos, interesses e motivações das Crianças.

O serviço educativo prestado no Colégio Casa das Abelhinhas, tem por base modernas metodologias pedagógicas, desenvolvidas por um corpo docente e não docente qualificado, competente, formado e motivado.

Este trabalho educativo desenvolve-se num espaço físico amplo, seguro, atraente, confortável e estimulante.

A PN-Projeto Intergeracional lda é a entidade proprietária e gestora do projeto, que congrega serviços de qualidade dirigidos à Educação de Infância – Colégio Casa das Abelhinhas – e também de acompanhamento e apoio à 3ª Idade – Casa dos Mestres – respetivamente.

A presença de diferentes gerações – Crianças e séniores – privilegia a importância dada ao atendimento das necessidades específicas, e também a convicção de que a promoção do contacto intergeracional favorece o desenvolvimento e valorização pessoal de todos os que usufruem dos serviços prestados, criando e promovendo atividades que juntam Crianças e idosos.

Clique aqui para consultar o Regulamento Interno para o ano letivo de 2023-2024

É orientação pedagógica do nosso Projeto Educativo, o recurso permanente a estratégias diversificadas, criteriosamente conjugadas em cada situação de ensino-aprendizagem, de acordo com as metas e objetivos definidos e as características quer do grupo, quer de cada Criança.

A metodologia a adotar incorporará sempre a preocupação de um ensino individualizado na sala de aula, competindo ao educador diferenciar objetivos, estratégias e técnicas, atividades e materiais adequados, de modo a que:

  • As estratégias e métodos decorram das metas e competências gerais e específicas que norteiam toda a nossa ação educativa.
  • Todos os alunos alcancem o sucesso e realizem plenamente as suas potencialidades, respeitando-se os seus diferentes ritmos, capacidades e estilos de aprendizagem-
  • Sejam múltiplas as estratégias e métodos de ensino utilizados, uma vez que:
  • Cada um possui características, virtualidades, aplicabilidade e limites próprios;
  • As aprendizagens dos alunos (quer se trate de conhecimentos, capacidades/competências ou atitudes) diferem significativamente consoante as estratégias e métodos utilizados;
  • A adoção de estratégias e métodos variados facilita qualquer aprendizagem, visto ser mais motivadora e interessante.

    Deste modo e tendo o Corpo Técnico da Casa das Abelhinhas formação académica em várias Escolas Superiores de Educação e Institutos Superiores de Ciências Educativas, contribui com currículos, metodologias e formas de observação e avaliação diversas, mas com denominadores comuns, para enriquecer o projeto educativo do Colégio Casa das Abelhinhas.

    Identificamos assim a conjugação dos seguintes Currículos de Orientação Pedagógica:

1 – Metodologias Ativas (High/Scope)
  • Aprendizagem pela ação.
  • Vivência de experiências chave.
2 – Pedagogia de Projeto
  • Identificação do problema.
  • O que já sabemos.
  • O que queremos saber.
  • O que vamos fazer.
  • Onde? Quando? Quem?
3 – M.E.M. (Movimento da Escola Moderna)
  • Estruturas de Cooperação Educativa, em que o sucesso de um aluno contribui para o sucesso do conjunto.
  • Circuitos de Comunicação, em que a matriz comunicativa permite que todos possam aceder à informação de que cada um dispõe e aos seus produtos de estudo e criatividade artística e intelectual.
  • Participação Democrática Direta, em que as atitudes, valores, competências sociais e éticas que a democracia integra se constroem enquanto alunos e professores, em cooperação, experienciam e desenvolvem a própria democracia na escola.
4 – Temas de Vida

Da riqueza de todos estes currículos e dos Princípios Orientadores, o Colégio Casa das Abelhinhas revê-se num Modelo Pedagógico definido por Currículo Eclético. A forma de concretização deste, depende assim dos Projetos Curriculares de Sala que dão corpo à área pedagógica, tendo a sua construção por base os princípios orientadores do Projeto Educativo.
Este Modelo Pedagógico proporciona a cada aluno a aquisição de capacidades e competências básicas das quais necessitará ao longo de toda a sua vida, para conseguir adaptar-se às realidades, em constante transformação.

O Projeto Educativo do Colégio Casa das Abelhinhas é o documento orientador que espelha, em termos metodológicos e pedagógicos, a identidade da nossa organização educativa, sendo com base neste documento que são elaborados os Projetos Curriculares de sala.

Para o triénio 2022/2025 o tema escolhido foi “EducArte”, Escolhemos trabalhar um tema que versa, na sua essência, sobre a Educação Artística, partindo da premissa que a arte e a educação através da arte, têm um papel importante na construção de um futuro sustentável, já que a promoção da criatividade, inovação e pensamento crítico, favorecem a existência de uma cultura emancipadora, de igualdade e responsabilidade social.

A educação através da arte permite a fruição de diferentes formas de observar e entender a realidade, revelando capacidade de analisar e onde será sempre possível estimular o diálogo, a consciência, a identidade coletiva e a reflexão. Desta forma, estaremos a promover nas crianças a capacidade de desenvolverem o seu olhar e a cultura que as rodeia, dando-lhes oportunidade para analisar de forma crítica a realidade que as cerca, sendo esse um dos papéis da educação: formar indivíduos participantes da sociedade e conscientes no seu exercício de cidadania, partindo de uma “paleta” de visões diferenciadas.

Com este Projeto pretendemos então, através da sensibilidade e da educação artística, proporcionar às Crianças do Colégio Casa das Abelhinhas o desenvolvimento de competências que lhes permitam no futuro serem mais autónomas, sociais, afetivas e solidárias, de forma a conviverem de forma saudável com a pluralidade e diferença.

Veja aqui o Projeto Educativo

Espaços Comuns

Sala de Terapias

Sala de Música

Copa de Leites

Despensas para arrumos

Sala de refeições

Dormitórios

Instalação sanitária para pessoal

Instalações sanitária para crianças incluindo adaptação para crianças com dificuldades motoras

Estou extremamente satisfeita com a creche! Os funcionários são muito carinhosos e dedicados, e meu filho sempre volta para casa feliz e cheio de histórias para contar. As atividades educativas são excelentes e vejo um grande progresso no desenvolvimento dele. A comunicação com os pais é clara e constante, o que me deixa muito tranquila.

Maria José Encarregada de educação

Recomendo fortemente esta creche! O ambiente é seguro e acolhedor, e os profissionais são muito bem preparados. Meu filho adora os momentos de recreação e aprendizado. Além disso, a creche tem um ótimo sistema de segurança e sempre me sinto tranquilo ao deixá-lo lá. A alimentação fornecida é saudável e equilibrada, o que é um grande diferencial."

João Mário Encarregado de educação

Estou muito satisfeita com a creche! Desde o primeiro dia, a equipe demonstrou muito carinho e atenção com meu filho. As instalações são excelentes e o programa pedagógico é muito bem estruturado. É maravilhoso ver meu filho tão empolgado e feliz ao falar sobre o seu dia na creche. Recomendo de olhos fechados!

Sarah Johnson Encarregada de educação

Deixe o seu comentário