É orientação pedagógica do nosso Projeto Educativo, o recurso permanente a estratégias diversificadas, criteriosamente conjugadas em cada situação de ensino-aprendizagem, de acordo com as metas e objetivos definidos e as características quer do grupo, quer de cada criança.
A metodologia a adotar incorporará sempre a preocupação de um ensino individualizado na sala de aula, competindo ao educador diferenciar objetivos, estratégias e técnicas, atividades e materiais adequados, de modo a que:
- As estratégias e métodos decorram das metas e competências gerais e específicas que norteiam toda a nossa ação educativa
- Todos os alunos alcancem o sucesso e realizem plenamente as suas potencialidades, respeitando-se os seus diferentes ritmos, capacidades e estilos de aprendizagem
- Sejam múltiplas as estratégias e métodos de ensino utilizados, uma vez que:
- cada um possui características, virtualidades, aplicabilidade e limites próprios;
- as aprendizagens dos alunos (quer se trate de conhecimentos, capacidades/competências ou atitudes) diferem significativamente consoante as estratégias e métodos utilizados;
- a adoção de estratégias e métodos variados facilita qualquer aprendizagem, visto ser mais motivadora e interessante.
Deste modo e tendo o Corpo Técnico da Casa das Abelhinhas formação académica em várias Escolas Superiores de Educação e Institutos Superiores de Ciências Educativas, contribui com currículos, metodologias e formas de observação e avaliação diversas, mas com denominadores comuns, para enriquecer o projeto educativo da Casa das Abelhinhas.
Identificamos assim a conjugação dos seguintes Currículos de Orientação Pedagógica: